Teste BikeBlog // Soul 3R2 com Shimano Ultegra Di2

0
1702

Semanas atrás recebi da Soul Cycles a bicicleta de estrada 3R2 para que eu pudesse rodar com ela por algum tempo e escrever um review aqui no BikeBlog para vocês. Fiquei bastante animado pois fazia alguns anos que eu não pedalava uma bike road.

Carlos Camargo, representante comercial da Soul Cycles, e um amigão meu de longos anos, foi quem a entregou a mim.

Em um primeiro momento, fiquei apenas admirando o acabamento que escolheram para a bicicleta. A pintura é toda fosca mesclando branco, cinza e um lindo laranja-dourado. A qualidade da pintura é fantástica, e as linhas das cores são perfeitas.

Como a Soul 3R2 veio sem pedal e eu estou sem nenhum modelo para bike de estrada, usei um pedal de MTB mesmo. Antes da primeira pedalada com a bike eu fiz alguns ajustes nela como a altura e recuo de selim e ângulo do guidão para ficar com as manetes bem posicionadas na altura que gosto.

Também fiz o alinhamento da gancheira do câmbio traseiro e o ajuste fino no sistema eletrônico Shimano Di2. Como é uma bike de exposição e amostra, ela é bastante transportada e um encosto ou outro no câmbio traseiro acabou entortando um pouquinho a gancheira. Mas é algo fácil de se acertar quando se tem a ferramenta própria para este fim.

Soul 3R2______O cockpit da Soul 3R2

O kit do cockpit é da marca italiana ITM. Até onde eu sei, esta marca apenas vende seus produtos para montadoras de bicicletas, e não para lojistas. São componentes bonitos e bem acabamos. Percebe-se que são de boa qualidade. No caso da Soul 3R2, o canote, suporte de guidão e o guidão são em alumínio.

Soul 3R2______________

Baseando-me no conjunto total da bicicleta, penso que pecaram um pouco neste componentes. No mínimo, deveria ser um canote em fibra de carbono para fazer conjunto com o quadro.

Soul 3R2_____

O selim é da marca Fizik, e isso já me deixou um pouco aflito. O “layout” das minhas nádegas nunca bateu com os selins Fizik. Mas resolvi mandar ver assim mesmo. Por fim, no começo senti um desconforto e outro, mas depois “me achei” neste selim. Funcionou bem, mas não é e nunca será minha marca favorita. Estou sempre mudando o selim para experimentar e testar outros shapes, e na maioria um selim que custa 1/4 do preço dos modelos mais caros são os mais confortáveis (minha opinião). Além de não deixar a gente com a “boca branca” se tomar um tombo e ralar o selim.

O grupo montado na Soul 3R2

O grupo montado na Sul 3R2 é o Shimano Ultegra 6700 Di2. Esse tom cinza que a Shimano utiliza em seus componentes é simplesmente lindíssimo. Há também opção na cor prata, mas parece que se não for esse cinza os componentes perdem um pouco da sofisticação.

Soul 3R2__

Esta linha mais “cabeçuda” dos manetes da Shimano são muito confortáveis e te dão uma boa empunhadura e firmeza. É bastante confortável em qualquer posição que você mantenha suas mãos enquanto pedala.

Os manetes eletrônicos possuem dois botões em cada um, pois a idéia da empresa era manter o “tato mecânico” nas trocas de marchas. Proposta interessante e concordo com isso. Mas, confesso que não sei se trocaria um bom grupo mecânico por um eletrônico.

Soul 3R2_

Quando me perguntaram o que achei do grupo eletrônico depois que devolvi a bicicleta para a Soul, respondia que eu tive a impressão que a tecnologia pode nos deixar preguiçosos. Sabe aquela gostosa sensação em que precisamos achar o “tempo” da troca para que ela seja macia e perfeita? No eletrônico não tem, pois não podemos manipular a velocidade que o câmbio troca as marchas. É um toque no manete e “zipt”, o pequeno servo-motor trabalha e troca a marcha. Mas, enfim, somos adaptáveis às dificuldades que aparecem e pode ser que se eu pedalasse mais alguns dias ou semanas tudo ficaria bem.

Soul 3R2____________

A bateria do grupo Ultegra 6700 Di2 na Soul 3R2 é o modelo externo, e fica presa pelo suporte adaptador que é fixado junto com o suporte de caramanhola. Nesta posição ela fica protegida e não é de difícil acesso.

Abaixo, o câmbio dianteiro e os freios Ultegra 6700 Di2.

Soul 3R2________

Soul 3R2____Soul 3R2_______

As rodas da Soul 3R2

Este foi um destaque absoluto nesta bicicleta. As rodas Shimano RS80 C50 Carbon.

Soul 3R2___

Este modelo de roda não é 100% em carbono. Na verdade possui um aro em alumínio com esta segunda parte aero fabricada em fibra de carbono que é colada ao aro. eu particulamente não gosto de rodas aero. Mas ainda não tinha girado com esse modelo e era mais um item para conhecer.

Fiquei maravilhado com esta roda, achei ela extremamente rígida e resistente. E a rolagem dela é muito, muito boa! É uma roda confortável e fácil de se “sentir”.  Com certeza essa rolagem e conforto se dão aos rolamentos de esfera soltas que a Shimano utiliza em todos seus cubos.

Soul 3R2__________

É um assunto que pode seguir por horas e horas pela madrugada, o velho mimimi dos rolamentos selados contra os de esferas soltas. Eu, particularmente gostou MUITO dos cubos Shimano com suas esferas soltas. Tem sim inúmeras vantagens sobre rolamentos selados e isso ninguém pode negar. Fato! Ponto.

Soul 3R2___________

Além de serem lindos, os cubos também possuem aquele tom de cinza que deixa o visual elegante, limpo e moderno.

E para finalizar, o freehub quase indestrutível da Shimano com seu discreto barulhinho que não torra a paciência da gente ou que ficamos torcendo para a perna não queimar e ter que escutá-lo quando se pára de pedalar. Ok, a partir de agora, mimimi liberado! :D

O quadro e garfo da Soul 3R2

Soul 3R2

O frameset da Soul 3R2 é sobrio, bonito, com linhas bonitas e sem exageros. Não senti a traseira torcendo ou flexionando quando, de propósito, sprintei ou acelerei com força em subidas fazendo pequenos tiros. A resposta da bike na aceleração foi ótima.

Eu gosto mais de quadros que possuem um Head Tube mais alto. Não gosto de bicicletas com frentes baixas ou que seja necessário colocar espaçadores entre a caixa de direção e o suporte de guidão (mesa). Mas a bike ficou ótima depois que ajuste a altura do guidão pelos espaçadores.

Esta Soul 3R2 que recebi para testar era 51cm, ou tamanho M. Tem 51cm de Seat Tube com ângulo de 74º e 54cm de Top Tube medindo-se horizontalmente. O tamanho do Head Tube é de 120mm e seu angulo é de 73°.

Considerações e últimas palavras

Talvez eu tenha uma leve preferência por geometria tradicional, e isso me influencia um pouco nestes comentários. Mas em um plano geral, pensando e analizando a bicicleta como um todo, ela é bacana, muito bacana!

Gostei demais do quadro, do conjunto, da dinâmica e de como ela se comporta. Uma bicicleta realmente interessante. Não encontrei nenhum detalhe ruim que valesse a pena descrever ou aprofundar comentários. Em sua construção e montagem, é uma ótima bicicleta, gostei muito de pedalar a Soul 3R2 durante alguns dias.

O preço dela, bem… Fica na casa dos R$21.000,00 segundo tabela da Soul.

Gostou do BikeBlog? Curta nossa página e compartilhe para seus amigos lerem também!

Obrigado e abraços a todos!

Fabio S.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here